O que é desenvolvimento backend Artigo

O que é desenvolvimento backend

O que é desenvolvimento backend

Foto Autor por  Marcelo Ramos

Foto Autor por  Marcelo Ramos

O mundo da internet traz diversas palavras e expressões que, muitas vezes, confundem até mesmo os usuários mais experientes. Imagine, então, como fica a cabeça dos novatos em tecnologia diante deste peculiar vocabulário digital.

Já ouviu falar em desenvolvimento back-end? Quem se depara pela primeira vez com esse termo, provavelmente, não tem noção da importância dele para que os internautas consigam realizar operações essenciais no universo online.

Este artigo tem o objetivo de apresentar o back-end e sua relevância para quem navega pela internet e utiliza serviços como redes sociais e transações comerciais. Continue a leitura e fique por dentro do assunto. Boa leitura!

 

O que é desenvolvimento back-end?

 

É preciso que alguém realize a programação de uma máquina para que ela ofereça ao usuário o que ele deseja, como postar um vídeo, comprar um ingresso ou acessar uma rota pelo GPS. Por isso, é necessário definir comandos prévios.

Portanto, um profissional de programação deve conceder instruções, fazer testes e atuar para que a máquina continue sempre cumprindo as solicitações realizadas pelo homem, ou seja, precisa garantir o permanente funcionamento do sistema.

O desenvolvimento back-end é encarregado pela atuação nos “bastidores”, de fornecer a estrutura necessária para que os programas obedeçam aos comandos dos usuários. Em resumo: fazem com que os dispositivos cumpram nossas ordens.

Daí a importância do programador, aquele que precisa prever todas as situações enfrentadas pelo internauta, inscrever os comandos e providenciar para que tudo funcione sempre, por isso, o monitoramento deve ser feito de constantemente.

 

Como ele funciona na prática?

 

Depois de aprender o que é o desenvolvimento back-end e como atuam seus programadores, é a hora de compreender sua aplicação na prática nas máquinas.

Como exemplo, imagine que você está em outro país e solicitou um carro de aplicativo ou táxi. Caso não seja fluente no idioma local, é preciso dispor de um tradutor digital para interagir com o condutor e, assim, chegar ao local desejado.

Se o destino for famoso, o diálogo com o motorista tem a tendência a ser simples. No entanto, caso o local não seja tão acessível, a conversação é complicada, logo, a solicitação feita ao aplicativo para traduzir a explicação se torna mais exigente.

O desenvolvimento back-end faz com que o programa responda desde demandas simples às mais complexas, conforme a necessidade do usuário. Se a máquina não atende o exigido, é por que não recebeu a instrução para cumprir esta tarefa.

 

Como o programa acessa os dados?

 

O algoritmo presente do sistema operacional conta com um trio de elementos:

  • Entrada de informações;
  • Processamento;
  • Saída de informações.

 

O programa transmite o comando do usuário para o banco de dados, onde ficam armazenadas as informações. Nesta espécie de “manual de instruções”, ele escolhe a resposta adequada e, então, executa a solicitação feita pelo ser humano.

Portanto, o banco de dados é fundamental para o desenvolvimento back-end, pois nele são concentradas as orientações necessárias para cada requisição humana.

 

Saiba mais

 

Quer se aprofundar neste e em outros assuntos? Acesse o site, faça o download gratuito das edições da revista e fique por dentro do mundo da computação gráfica.