Artigo

Artigos

Artigos

Brazilian Computer Graphics Magazine 2017

Saiba tudo sobre os torneios artísticos

05-07-2021

saiba-tudo-sobre-os-torneios-artísticos

Art by JR Korpa

Um artista cresce aos trancos e barrancos quando coloca sua obra de arte aos olhos do público para receber feedback, e é disso que tratam os torneios artísticos. Historicamente, patrocínio, comissões e oportunidades incríveis têm sido prêmios concedidos aos vencedores das principais competições de arte.

Na atualidade, os concursos de desenho, pintura e computação gráfica continuam a permitir que os artistas exibam o seu trabalho entre os seus pares, tendo a revisão por juízes conceituados e às vezes recebem oportunidades de exposição e incentivos monetários.

No entanto, mais do que o espírito competitivo impulsiona as competições de belas-artes. Esses locais ou eventos (no seu melhor) apresentam artistas emergentes notáveis, aqueles com perspectivas únicas e artistas com acuidade técnica.

Os espectadores saem de uma grande competição de arte com uma noção real de como é fazer arte agora, e os artistas participantes são capazes de fazer uma declaração - seja cultural, política, estética ou formalista - para o mundo da arte em geral.

Contexto atual

Existem centenas (talvez até milhares) de competições de arte realizadas em todo o mundo todos os anos. Alguns concursos de arte são locais, alguns regionais e alguns aceitam inscrições de todo o mundo. Existem concursos de desenho, concursos de escultura, concursos de pintura e muito mais.

Os concursos de artistas podem ser julgados, avaliados por pares ou simplesmente criticados. Como há tanta variedade entre as competições de arte por aí, é bom manter algumas dicas em mente para que você escolha a competição de arte certa para você obter o máximo da experiência de qualquer torneio de arte do início ao fim.

Muitos concursos têm estipulações das quais você precisa estar ciente, seja especificando quem pode enviar o trabalho, como o trabalho pode ser enviado, taxas, prazos e muito mais, e é sempre bom ler as regras e regulamentos antes de tomar qualquer outra medida.

Dicas para participações

Para apresentar seu trabalho artístico a galeristas, curadores, editores e artistas que podem impactar positivamente sua carreira, pesquise quem são os jurados ou membros do júri de qualquer competição de arte em que você se inscreva. Às vezes, isso pode lhe dar uma noção de que tipo de obras submeter e a que tipo de obras os poderes constituídos podem estar mais abertos.

Torneios de arte gratuitos são ótimos, mas também podem não ser o melhor campo de testes para um artista com uma carreira profissional em mente no mundo da arte. Na mesma linha, certifique-se de que qualquer taxa de concurso de arte vale o preço.

As competições de arte on-line são abundantes, então deve ser fácil encontrar informações sobre vencedores anteriores, prêmios e edições de qualquer competição de arte que você esteja considerando, para que você possa ter uma ideia de quem mais está enviando e da qualidade de seu trabalho, e o que você pode esperar do processo como um todo.

E aí, está preparado para participar dos torneios artísticos? Independente da exposição ou modalidade que optar, essas dicas são essenciais. Confira nossos outros conteúdos exclusivos em Artigos!

Seja avisado quando a nova edição for lançada