Artigo

Artigos

Artigos

Brazilian Computer Graphics Magazine 2017

Top 4 animações em 3D brasileiras

10-08-2021

top-4-animações-em-3d-brasileiras

As animações em 3D ganharam um grande espaço entre os fãs do cinema, principalmente após o grande sucesso de Toy Story, lançado pela Disney/Pixar, no ano de 1995, inspirando alguns autores brasileiros, que decidiram se aventurar neste novo mercado.

Com o tempo e com um maior acesso à tecnologia, alguns estúdios brasileiros têm se aventurado nesse tipo de animação, nos dando várias histórias interessantes e com gráficos em constante evolução, ganhando uma boa notoriedade do público em geral.

A seguir, vamos mostrar algumas das principais obras em 3D do Brasil.

Cassiopeia (1996)

top-4-animações-em-3d-brasileiras

A primeira grande produção em território nacional foi lançada no ano de 1996, pouco tempo depois de conhecermos as aventuras de Woody e Buzz. Sua modelagem foi feita por meios totalmente digitais, algo inédito para a época.

O longa-metragem, dirigido por Clovis Pereira, é considerado tecnicamente vanguardista e apresenta um enredo que gira em torno da invasão alienígena do planeta Ateneia, que se encontra na constelação de Cassiopeia.

Para ajuda os seus habitantes, quatro heróis recebem um pedido de ajuda, ajudando na luta contra os invasores indesejados.

No total, a produção contou com três diretores de animação e também com 11 animadores, além de ter dubladores renomados em seu elenco, tais como Osmar Prado, Hermes Barolli, Francisco Bretas e Élcio Sodré.

O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes (2009)

top-4-animações-em-3d-brasileiras

Esta obra, lançada em janeiro de 2009, foi produzida pela Start Desenhos Animados, conta a história de um grilo que espalha alegria, através de seu canto. O personagem principal quer gravar um CD com suas músicas, mas a vilã Trambika quer complicar a realização deste sonho.

Com a direção de Rafael Ribas e Walbercy Ribas, conta com as vozes de Ganer Fagundes (Grilo), Júlia Duarte (Pétala) e Jair Assumpção (Trambika).

Morte e Vida Severina (2011)

top-4-animações-em-3d-brasileiras

Em uma adaptação audiovisual do clássico de João Cabral de Melo Neto, Morte e Vida Severina preserva o texto original utilizado pelo autor, com quadrinhos produzidos pelo cartunista Miguel Falcão.

O auto de natal pernambucano, originalmente publicado no ano de 1956, conta a complicada caminhada de Severino, que é um retirante nordestino, migrando do sertão para o litoral de Pernambuco, em busca de uma vida melhor.

BugiGangue no Espaço (2017)

top-4-animações-em-3d-brasileiras

Por fim, recomendamos também o longa BugiGangue no Espaço, lançado em fevereiro de 2017, que mostra a história de Gustavinho, Fefa e os demais membros de seu grupo chamado BugiGangue.

Apesar de estarem preocupados com os seus trabalhos escolares, acabam conhecendo os alienígenas Invas, que escapam de uma ameaça sobre a paz do universo. Quando caem na terra, conhecem o grupo de crianças e entram na aventura para restaurar a ordem.

O elenco conta com vozes conhecidas do público brasileiro com Danilo Gentili como o protagonista Gustavinho, Maisa Silva como Fefa, Guilherme Briggs dando voz ao Invas, Rogerio Morgado fazendo o papel de Bola.

Sua produção foi conduzida por Ale McHaddo, por meio das produtoras 44 Toons, Studio56 e a Vision Films, a distribuição foi realizada pela Imagem Filmes e a trilha sonora foi feita pela Orquestra Sinfônica de Budapeste.

Acesse o nosso site e veja mais artigos sobre o mundo das animações.

Seja avisado quando a nova edição for lançada