Artigo

Top 6 animações em 2D brasileiras

Top 6 animações em 2D brasileiras

Sede do Animamundi, segundo maior festival de animações do mundo e o maior da América Latina, o Brasil é um celeiro de excelentes produções e têm ganhado destaque desde o lançamento de Cassiopeia, em 1996.


São centenas de curtas, longas e séries produzidos todos os anos, e nós listamos 6 que você não pode deixar de assistir:


1. Irmão do Jorel

top-6-animações-em-2d-brasileiras

A série começou a ser elaborada em 2002, mas só teve sua primeira temporada em 2014, no Cartoon Network.


Os personagens e cenários foram inspirados em fotos das décadas de 1980 e 1990 da família do autor Juliano Enrico, e os episódios estão repletos de referências da época como o anime Cavaleiros do Zodíaco, o ator Steven Seagal e muitos outros.


A série, que já foi premiada, é leve, divertida e cheia de personagens cativantes. Exibida na TV Cultura e disponível no Netflix.


2. O menino e o mundo

top-6-animações-em-2d-brasileiras

Vencedor do festival de Anecy em 2014, o longa foi elaborado com diversas técnicas de animação que envolvem recortes, aquarela, giz de cera e lápis pastel.


Os traços são delicados e encantadores, e o enredo conta a história de um menino que vivia no interior e vai para a cidade grande para procurar seu pai. Mas, ao chegar, ele se depara com uma sociedade repleta de desigualdade social e pobreza.


A obra que conta com pouquíssimos diálogos é sensível e agrada a todos os públicos. Destaque para a trilha sonora que conta, ainda, com uma música do rapper Emicida.


3. Uma história de amor e fúria

top-6-animações-em-2d-brasileiras

O premiado longa, é uma envolvente história que conta a saga de um índio guerreiro imortal que viaja ao passado e ao futuro do Brasil procurando pela alma perdida de sua amada.


O enredo é repleto de referências a elementos da história do Brasil como escravidão, ditadura militar e de um futuro em que haverá guerra por água.


A dublagem conta com as vozes de Camila Pitanga, Selton Melo e uma participação especial de Rodrigo Santoro.


4. Até que a Sbornia nos separe

top-6-animações-em-2d-brasileiras

Baseada na comédia musical “Tangos & tragédias”, o longa conta a história de Sbornia, um pequeno país isolado do mundo e cercado por um muro que não permite o contato com os vizinhos, até que um acidente leva a ruptura do muro.


A trama se desenvolve a partir dos personagens Kraunus e Pletskaya , que observam o comportamento de seus conterrâneos ao conhecerem o restante do mundo.


A trilha sonora tem a assinatura de gigantes como Pixinguinha e André Abujamra.


5. Até a China

top-6-animações-em-2d-brasileiras

O curta conta a história de um homem de Nova-Iguaçu que decide ir à China levando apenas uma bagagem de mão.

A obra detalha desde o check-in no aeroporto até a ida ao supermercado.


Lançado em 2015, o curta foi indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro como o melhor curta de animação.


6. Torre

top-6-animações-em-2d-brasileiras

O curta conta a história da infância dos 3 filhos de Virgilio Gomes da Silva, primeiro desaparecido político da ditadura militar.

Sensível, a obra foi indicada ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro como o melhor curta de animação.

Quer ficar por dentro das últimas novidades? Então não deixe de baixar nossa última edição da revista aqui.

Seja avisado quando a nova edição for lançada

Foto Autor

Marcelo R. Soares

Web Developer

É especialista em Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação pela UFRJ - 2011 e Mestre em Informática com foco em Inteligência Artificial e neurociência computacional pela UFRJ - 2014.

É o criador e idealizador da revista Brasileira de computação gráfica MaxRender e um grande entusiasta do software Blender 3d.