Primeiramente, é importante ressaltar que não existe uma regra ou fórmula de bolo para montar uma empresa. No entanto, o objetivo deste artigo é dar uma visão geral sobre alguns processos importantes que precisam ser levados em consideração.
Os jogos podem ir além do entretenimento, sendo ótimos para divulgação de marcas, educação, treinamento, enfim. Assim, montar uma produtora de jogos é uma boa ideia de negócio, basta compreender os passos necessários para tirar esses planos do papel.
Conheça o mercado
Pensando nos brasileiros, a Pesquisa Games Brasil trouxe fatos importantes, reforçando o perfil de jogadores como jovens, com equilíbrio entre gêneros, de preferências para jogos de aventura e estratégia, em sua maioria nos modelos mobile e gratuito.
Entre as dificuldades desse tipo de marcado estão a pirataria e abaixa visibilidade desse tipo de empresa. Por outro lado, o crescimento os últimos anos e a previsão de aumento ajudam a ter boas expectativas no setor.
Busque formar a infraestrutura da sua produtora de jogos
Como toda empresa, um passo importantíssimo é encontrar um espaço físico para que sua empresa possa atuar. Assim é preciso considerar os tipos de jogos que serão desenvolvidos para escolher esse local. Afinal, a distribuição online, por exemplo, não demanda estar perto fisicamente dos clientes.
Alguns modelos de negócio podem se adaptar melhor a espaços de coworking, com trabalho remoto, sendo uma alternativa mais econômica, portanto, avalie as possibilidades primeiro.
Esteja de acordo com a legislação
De acordo com o SEBRAE, é preciso buscar autorização dos seguintes órgãos:
• Junta Comercial;
• Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
• Secretaria Estadual de Fazenda;
• Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento;
• Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (empresa ficará obrigada a recolher anualmente a Contribuição Sindical Patronal);
• Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
• Corpo de Bombeiros Militar.
Monte sua equipe
Uma empresa não pode funcionar sem uma equipe para atuar nas diferentes etapas de criação dos games. Portanto, você vai precisar de um programador, um game designer, um gerente de projetos, direção de arte, som, além de pessoal para marketing, vendas e administrativo.
Mesmo que a sua empresa seja pequena, é preciso ter esses profissionais atuando para garantir que os projetos dos jogos saiam realmente do papel. As demais funções administrativas podem ser distribuídas de acordo com a necessidade no dia a dia da organização.
Tenha equipamentos compatíveis com as necessidades da empresa
Uma empresa de games é dependente da tecnologia, isso é obvio, por isso, é necessário ir em busca de computadores que suportem os programas usados diariamente. Além disso, você vai precisar de equipamentos para atendimento e tarefas administrativas, caso tenham um escritório montado.
Crie processos para elaboração de projetos
Os trabalhos precisam ser executados de acordo com um processo estabelecido para a empresa, para que tudo funcione corretamente. Precisamos desenhar muito bem as etapas e quem ficará responsável por cada uma delas, tais como planejamento, design, prototipagem, produção, teste, finalização, publicação, distribuição, enfim.
São muitos os detalhes em torno da criação de uma produtora de jogos, essas são dicas que vão te ajudar a entender como funciona o processo para criar a partir do zero. Assim, é muito importante estudar sobre esse mercado, sobre gestão e prestar atenção a cada etapa.
Quer saber mais sobre o assunto? Baixe gratuitamente as edições da revista MaxRender.