Como a LGPD afeta o mercado de games? Artigo

Como a LGPD afeta o mercado de games?

Como a LGPD afeta o mercado de games?

Foto Autor por  Marcelo Ramos

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O Brasil ocupa uma boa posição no ranking mundial de países que geram as maiores receitas no mercado de games: a 12ª posição. Na América Latina, é líder. Mesmo diante de uma pandemia que afetou expressivamente a economia por dois anos (2020 e 2021), o mercado nacional de games movimentou mais de US$ 2 bilhões.

No entanto, assim como outros mercados, o de games precisa observar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para funcionar adequadamente, ou seja, sem o risco de ser penalizado com as sanções previstas nesta norma.

Considerando que a LGPD é uma norma com vigência recente, preparamos este post para explicar como ela afeta o mercado de games. Veja!

 

Criação de políticas e procedimentos em consonância com a LGPD

 

É fato que o mercado de games se vale de um grande conjunto de dados para melhorar seu produto, e assim oferecer uma experiência melhor para seus consumidores. Normalmente, os dados envolvem a experiência dos jogadores com o objetivo de entender o porquê jogam, ou seja, quais são os motivos que os levam a gastar para comprar games e mantê-los.

Assim, as empresas de games devem criar políticas e procedimentos de maneira a garantir que os dados coletados no Brasil estejam em harmonia com a LGPD. Por exemplo:

  • Estabelecer a finalidade da coleta de dados;
  • Definir quais dados são relevantes para atingir a finalidade do seu negócio;
  • Definir períodos para armazenar os dados coletados;
  • Criar procedimentos para tratar os dados coletados.

São ações que ajudam a empresa de game a atuar conforme a lei, dando o tratamento adequado aos dados sensíveis de jogadores.

 

Conseguir o consentimento do/a jogador/jogadora

 

Antes da LGPD, muitas empresas de games coletavam dados sem o consentimento expresso do/a jogador/a. Prática comum considerando até mesmo o fato de que não existia lei para obrigá-la a fazer o contrário.

Hoje, no entanto, as empresas de games precisam conseguir o consentimento expresso do usuário do game, de maneira que fique claro que este está exercendo seu direito de garantir ou não a privacidade dos seus dados.

Isso, sem dúvida, pode impactar o mercado de games, uma vez que faz com que as empresas desse setor tenham de se esforçar mais para conseguir a coleta de dados fundamentais para a melhoria dos seus processos e criação de jogos digitais, como, por exemplo, desenvolver um contrato capaz de fornecer ao jogador/jogadora uma visão ampla acerca dos interesses da organização com relação aos seus dados.

 

Canais para denúncias de violação de dados

 

Muitas empresas de games não davam atenção ao risco de violação dos dados dos seus usuários. Atualmente, com a LGPD, isso se tornou fundamental para que não seja penalizada nem tenha sua imagem prejudicada perante seu público.

Assim, as empresas de games precisam adotar ações visando garantir a proteção dos dados dos seus usuários, evitando violações. Estabelecer canais para denúncias de violação de dados parecer ser um caminho inevitável para muitas delas.

A LGPD é uma norma que afetou não apenas o mercado de games, mas toda empresa que coleta e trata dados de pessoas. Por isso, é importante estabelecer ações que façam com que sua empresa de games se adeque à legislação vigente.

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