Criar um game do zero é algo que já passou pela mente daqueles que são apaixonados por jogos. Para além de gostar de jogar, essas pessoas têm interesse em todo o processo por trás da criação desses verdadeiros universos. Uma boa narrativa, gameplay, estratégias e mecânica são alguns dos pontos importantes.
Mas para tirar os planos do papel é preciso ter algo mais do que paixão, requer habilidade. Pensando nisso, elaboramos um passo a passo para que os iniciantes sintam o gosto de viver essa experiência dentro dos conhecimentos que possuem hoje.
Crie um game do zero pensando em como vai funcionar
Não importa o objetivo do jogo, se pulamos obstáculos, atiramos, brigamos com um chefe no fim da fase, é preciso que um conjunto de regras dê a direção para tal. Então, é hora de pensar em jogabilidade, a parte mecânica, que definimos como será o funcionamento do jogo.
Detalhes como prazer na hora de correr e pular, atirar, entre outros comandos, que fazem os jogadores ficarem fascinados. Para isso, escolha o estilo, como aventura ou estratégia, por exemplo, para depois determinar a quantidade de fases e a dinâmica de cada uma delas.
Dê lugar à imaginação na elaboração da sua narrativa
Se você já se pegou pensando mundo e criando, agora pode ir mais longe do que nunca. Depois de determinar questões da jogabilidade e detalhes sobre o estilo do game, é preciso pensar na sua narrativa. As pessoas também se apaixonam por histórias e uma bem contada prende os jogadores.
Comece com uma história simples, pensando em personagens, cenário, tempo em que se passa, entre outros detalhes importantes. Você pode ir devagar, estruturando algo simples para adquirir experiência e ousar nos seus próximos projetos, tenha paciência no começo.
Escolha a tecnologia
Não podemos falar sobre games sem recorrer à linguagem de programação, considerando um jogo em 2D ou 3D. Então, colocamos como última etapa tornar o seu jogo real, ou seja, considerar qual a tecnologia que vai permitir que ele tenha vida.
Escolha se o seu jogo vai rodar em celulares, computadores ou videogame. Para isso pode usar de qualquer uma das linguagens: Python, Javascript, Java, C# e C++. Também vai encontrar uma série de programas capazes de dar esse resultado, os chamados games engines.
O mais interessante disso tudo é que você pode ter acesso a conhecimento gratuito, como fazemos em nossa revista. Caso tenha vontade de dar seus primeiros passos na carreira de desenvolvimento de games, pode aproveitar para criar um primeiro jogo como teste.
Aproveite esse passo a passo para criar um game do zero e explore essa possibilidade. Essa experiência será ótima para quem deseja atuar na área, ou ainda, para aqueles que são apaixonados por esses bastidores e desejam ver na prática cada detalhe da construção de um game.
Seja qual for o seu caso, use essas dicas para começar o seu primeiro game. Pela primeira vez você está no controle total e pode ver em ação aquele jogo que sempre imaginou.
Quer mais conteúdo sobre games? Baixe outra edição da nossa revista !