O trabalho de um profissional de computação gráfica é bastante amplo e essencial para diversos ramos. É essa a profissão responsável por garantir muitas das experiências que temos no nosso dia a dia, seja em uma situação corriqueira - como acompanhar a vinheta de um jornal na TV - ou algo mais complexo - como quando vamos ao cinema assistir à uma animação recorde de bilheteria.
Além disso, a computação gráfica é responsável ainda pelo pleno andamento de várias outras atividades do mercado que se dão por meio da transformação de dados em conteúdo gráfico - premissa básica dessa área que utiliza o computador, softwares e outras ferramentas eletrônicas como base da criação.
Citamos como exemplo a computação gráfica aplicada no design (vinhetas para TV) e animação (cinema), mas a atividade também é essencial para áreas outras áreas, como por exemplo para a engenharia, na produção de plantas ou projetos de construções prediais, e para a moda, no desenvolvimento de coleções inteiras de roupas.
Ou seja, o profissional de computação gráfica não possui um perfil único ou tem sua atuação limitada à apenas uma área. Estamos falando de uma carreira versátil e promissora, que está super em alta. Porém, como outras grandes profissões, essa também requer especialização, conhecimento de diversos softwares específicos, além de aptidão e prática.
A profissão
Para exercer um trabalho na computação gráfica, o profissional deve ter completado ensino superior na área. Outros cursos, como engenharia da computação ou design gráfico também possuem especializações para quem deseja seguir para a criação por meio de recursos digitais.
Independente do curso escolhido, são várias as carreiras bem remuneradas na área da computação gráfica, entre elas animador ou modelador, diretor de arte ou de efeitos especiais, colorista e gamer designer - área que, inclusive, está muito em alta.
Seja por meio de um certificado de bacharel ou mesmo um diploma técnico ou de especialização em alguma dessas áreas, os interessados em seguir carreira em computação gráfica contam com oferta variada de cursos profissionalizantes que podem ajudar a garantir atuação em setores diversos, como e serviços ou indústria.
Salários
A computação gráfica é uma área extremamente promissora, com empresas que lideram a indústria do entretenimento em larga expansão. Portanto, seguir carreira nesse campo tende a ser uma boa aposta, sobretudo para quem gosta de arte e tecnologia, que pode unir os dois mundos em um só.
Tomando como exemplo o salário de um animador gráfico ou gamer designer no Brasil, a média inicial de salário é de R$ 5 mil, que pode chegar até os R$ 12 mil dependendo da empresa ou nível técnico de conhecimento do profissional. Como se trata de um campo bastante técnico e com grandes empresas internacionais na vanguarda deste mercado, os ingressantes nessa área podem considerar inclusive a possibilidade de uma carreira internacional. Por isso, uma dica: praticar inglês é fundamental para quem atua com computação gráfica, afinal, estamos falando de um negócio que exige conhecimento em softwares no idioma, além de oportunidades de atuação em outros países.
Quer conhecer mais sobre a computação gráfica e suas várias aplicações? Navegue pelo nosso site e baixe as edições da revista.