Conheça 5 livros que todo artista digital deveria ler Artigo

Conheça 5 livros que todo artista digital deveria ler

Conheça 5 livros que todo artista digital deveria ler

Foto Autor por  Marcelo Ramos

Foto Autor por  Marcelo Ramos

Juntamente com os constantes avanços tecnológicos, surgem cada vez novas oportunidades, possibilidades e ramos no mercado mundial como um todo. Um deles é a arte digital, que se caracteriza pela utilização de computadores, tablets, celulares e demais plataformas eletrônicas para a produção das artes, sejam elas pinturas, desenhos, animações, entre muitas outras.

Esse recente mercado de obras de arte em formato digital surgiu ainda na década de 1960, mas se formalizou apenas na de 1980, devido ao advento da computação gráfica e aos progressos da tecnologia. Nesse contexto, listamos cinco livros brasileiros que se aprofundam no tema das produções artísticas digitais e mostram as mais diferentes perspectivas desse tipo de trabalho, que está crescendo de modo significativo no Brasil e no mundo inteiro.

conheça-5-livros-que-todo-artista-digital-deveria-ler

Máquina e Imaginário, de Arlindo Machado
Este livro, lançado em 2001, trata sobre o impacto cultural que as novas tecnologias causaram nas questões envolvidas as criações artísticas, abordando os assuntos relacionados, tais como a informáticas e estereótipos culturais, bem como fatores comportamentais da sociedade e o alcance social que as artes atingem nessa era digital.

 

Omemhobjeto, de Guto Lacaz
Nesta obra, que foi lançada em 2010, há uma seleção dos principais trabalhos produzidos pelo autor ao longo dos 30 anos de sua carreira. Lançado pela Décor Editora, o livro apresenta desenhos, pinturas, esculturas, entre outros materiais artísticos. Uma grande variedade de muitos tipos de artes.

 

O “Curto-Circuito” da Arte Digital no Brasil, de Débora Aita Gasparetto
Financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura FAC das Artes no ano de 2012, o livro é um projeto que traz dados sobre as mídias digitais e as produções artísticas no Brasil. O contexto de arte digital no Brasil leva em consideração as relações que se estabelecem entre os processos de produção e todas as outras questões envolvidas.

 

Arte digital, Luiz Antonio Zahdi Salgado
Diante dos avanços da tecnologia no mundo atual, houve muita mudança em todos os âmbitos da nossa vida, em especial no meio das artes, que pode se beneficiar de maneira muito significativa dos novos recursos tecnológicos que não param de surgir. São reflexões acerca dessas questões que este livro, do ano de 2020, trata. Vale a pena a leitura.

Ctrl+Art+Del: Distúrbios em Arte e Tecnologia, de Fabio Oliveira Nunes
Lançado em 2010 pela Editora Perspectiva, o livro considera o papel do indivíduo e as relações sociais no mundo contemporâneo, diante das artes e tecnologias e suas tantas possibilidades, abordando, em conjunto, as produções artísticas. Uma ótima reflexão dos tempos atuais.

 

Valorização dos elementos da era digital
Com os avanços dos recursos tecnológicos, o mundo digital está cada vez mais presente nas nossas atividades do cotidiano, seja em forma de web ar, pinturas, fotografias, vídeos, animações, modelagens, entre outras. Tais características aumentam tanto os modos de produção como o acesso às obras de arte digitais.

Para acompanhar as principais notícias e novidades do mundo das artes digitais, games, animações e computação gráfica não deixe de acompanhar os conteúdos da Revista Maxrender , que aborda todos os assuntos e inovações da comunidade artística brasileira.