photo by Jonathan Farber
Com o desenvolvimento de softwares de edição de imagens, a profissão de ilustrador está se tornando cada vez mais procurada. Não é à toa, por exemplo, que ela é considerada a profissão do futuro (em alusão à sua importância), até mesmo em decorrência da transformação digital que vem ocorrendo em muitas empresas.
Para quem ainda sabe, a ilustração é uma ferramenta de comunicação incrível, pois, a partir dela, é possível transmitir uma essência, uma ideia e um sentimento.
Para conhecer melhor a profissão de ilustrador e suas áreas de atuação, continue a leitura deste conteúdo. Que tal?
O que faz um profissional de ilustração?
O profissional de ilustração é responsável, basicamente, pela criação de elementos gráficos (desenhos, entre outros símbolos ou ícones) para materiais impressos (banner, folheto, boletim etc.) e digitais (banner digitais, imagens para redes sociais etc.). Em um nível mais avançado, esse profissional também pode criar personagens para jogos de videogame, bem como animações em 3D.
Ainda nesse contexto, o profissional de ilustração pode simplificar uma ideia complexa e complementar mensagens direcionadas a usuários de aplicativos ou qualquer outro dispositivo tecnológico (site, redes sociais, blogs etc.). Nesse caso, a ilustração atua como um elemento de comunicação não verbal, mas complementando um texto ou uma mensagem verbal.
É importante destacar que quem quer trabalhar na área, precisa não apenas dominar as ferramentas de edição atuais, mas também ser criativa e inovadora. Também precisa estar alinhada com as tendências da arte e do design.
Quais são as áreas de atuação do profissional de ilustração?
Muitas pessoas acreditam que as ilustrações estão somente relacionadas às embalagens dos produtos e aos livros infantis, porém a verdade é que esse é um mercado enorme e em evolução. O profissional de ilustração pode atuar em vários mercados. Conheça alguns a seguir:
Confecção de obras educacionais
De uma forma geral, o profissional de ilustração pode atuar como ilustrador de livros infantis, confeccionar capas de livros educacionais ou didáticos. Esse profissional tem amplo mercado nas livrarias, bibliotecas etc.
Revistas e jornais
O profissional de ilustração também pode atuar em revistas e em jornais, desenvolvendo ilustrações para complementar textos e discursos. Se você abrir uma revista, seja ela comercial ou científica, certamente se deparará com diversas ilustrações, que são feitas por profissionais com competência técnica na área, em muitos dos casos.
Publicidade e propaganda
O profissional de ilustração também pode encontrar mercado no ramo de publicidade e propaganda. Muitas empresas contratam esse profissional para desenvolver ilustração com o objetivo de vender produtos ou serviços ou, simplesmente, para agregar valor às suas ações institucionais.
Como se pode visualizar, existe um amplo mercado para o profissional de ilustração. Aqui, destacamos apenas alguns setores em que ele pode atuar. Há possibilidade de mercado ainda em setores como criação de manuais, infografias, artigos científicos, embalagens, ilustrações técnicas, e-books etc.
Agora que você conhece melhor o amplo mercado para o profissional de ilustração, prepare-se, se for o caso, para realizar um curso de ilustração. Assim, você pode aproveitar melhor esse mercado.
Que tal baixar nossa última revista e, assim, ficar por dentro de conteúdos incríveis? Aproveite, baixe gratuitamente agora