O universo dos games encanta milhares de entusiastas e, atualmente, uma série de ferramentas torna possível que pessoas fora de estúdios especializados desenvolvam seus próprios jogos.
Entre os inúmeros programas, ou engines, como são chamados no universo do desenvolvimento, há diversas opções que não exigem conhecimentos prévios sobre programação, embora tais conhecimentos sejam muito bem vindos.
Isso porque conhecimentos em linguagens de programação como C, C# ou C++ são a base de algumas das engines mais populares e permitem um desenvolvimento mais detalhado e sofisticado.
A seguir separamos os melhores 5 programas para desenvolver games em 2021:
1. Unity
Atualmente, a Unity é o programa mais popular voltado para o desenvolvimento de games. Também conhecido como Unity3d ou UnityEngine, o software foi lançado em 2005. Apesar dos inúmeros recursos, a interface é bem intuitiva e fácil de operar. A linguagem utilizada pela engine é o C#, e é possível criar jogos em 2D ou 3D.
O software tem uma versão paga e exige uma licença caso o objetivo e sua utilização seja a publicação de games.
Em plataformas como Udemy é possível encontrar inúmeros tutoriais gratuitos.
Alguns jogos desenvolvidos em Unity: Impact, Hearthstone e Mobile Legends.
2. Unreal Engine
Desenvolvido pela Epic Games no fim da década de 1990, a Unreal Engine era inicialmente voltado para o desenvolvimento de games de tiro em primeira pessoa. Porém, ao longo da evolução da engine, foram desenvolvidos inúmeros games de outros gêneros.
A base do programa é construída na linguagem C++ e a principal vantagem do software é que o desenvolvimento realizado nele é multiplataforma, permitindo a exportação de games para diversas plataformas como Wii, Xbox, Playstation, Windows, Linux e MacOs.
A engine exige um pouco mais do desenvolvedor, mas com bastante estudo é possível utilizar suas principais funcionalidades.
O Unreal Engine foi utilizado na produção de diversas obras como: Mortal Kombat X, Fortnite e Kingdom Hearts 3.
3. Construct 3
Ideal para iniciantes, o Construct 3 é uma plataforma para desenvolvimento de games que roda no navegador. Voltado para o desenvolvimento de games 2D, a interface é extremamente intuitiva e o programa não exige conhecimentos prévios sobre programação.
Para começar a modelar o game basta arrastar os ícones para uma área delimitada na tela.
4. Godot
O Godot também é bastante indicado para quem está iniciando no desenvolvimento de games. Apesar de não ter uma interface muito intuitiva, bastam algumas horas de estudo para começar a aprender a operar as funções principais do programa.
A grande vantagem está no fato de o Godot ser totalmente gratuito (uma vez que é open source, ou seja, foi desenvolvido pela própria comunidade) e não exigir um computador muito potente.
Há uma série de tutoriais gratuitos e fóruns dedicados ao Godot, o que o torna muito acessível.
5. Game Maker
Uma das mais antigas ferramentas para desenvolvimento de games, o Game Maker é mais indicado para quem já possui alguma experiência. Isso porque, apesar de não ser de difícil uso, ainda não há uma versão gratuita do software.
Quem optar por fazer o investimento certamente não irá se arrepender e poderá produzir obras incríveis. Um dos jogos mais populares desenvolvidos com o Game Maker é o Undertale.
Gostou deste conteúdo? Então baixe também nossas edições da revista MaxRender aqui.