Artigo

Games no Metaverso: como funciona

Games no Metaverso: como funciona

Marcelo Ramos 17, Jun-202229

games-no-metaverso:-como-funciona

 

O metaverso é cada vez mais popular. Apesar de ser um conceito dos anos 90, apenas agora estamos começando a entender todas as suas possibilidades. Nesse sentido, esse texto pretende explicar como os games no metaverso funcionam.

A estrutura do metaverso promete mudar a forma como interagimos com a internet e seus conteúdos. Assim, para conseguirmos entender como os games no metaverso vão se comportar, primeiro precisamos entender melhor o que é o metaverso em si.

 

O que é o metaverso?

 

O metaverso se apresenta como uma realidade paralela online. Nela os usuários podem interagir de diferentes formas através de seus avatares. O grande diferencial desse mundo para as redes sociais é que ele é todo construído em 3D.

Além disso, o uso de equipamentos, como óculos de realidade aumentada e headsets VR, são essenciais para criar a experiência de imersão profunda prometida pelo metaverso. A ideia é que o usuário consiga realizar várias atividades no mundo digital que só eram feitas no mundo real. Por exemplo, ir a um show ou visitar um museu.

 

O metaverso hoje

games-no-metaverso:-como-funciona

O metaverso surgiu nos anos 90, entretanto, somente agora suas potencialidades começaram a ser exploradas. Muito disso se deve ao fato da popularização de algumas tecnologias e do acesso à Internet.

Também precisamos lembrar que a qualidade e velocidade da conexão melhoraram muito desde os anos 90. Sendo assim, hoje podemos transmitir e receber uma maior quantidade de dados mais rapidamente. Isso permite uma navegação mais fluida pelo metaverso e suas funcionalidades.

Apesar dos avanços da tecnologia, os equipamentos atuais ainda não permitem aproveitar todas as oportunidades do metaverso. Dessa forma, atualmente, o foco é no fortalecimento da economia desses mundos virtuais, assim como sua construção social.

 

Games no metaverso

 

Alguns dos jogos mais conhecidos atualmente estão no metaverso. Neles, você cria o seu próprio avatar e interage com outros jogadores. O interessante desses games no metaverso é que eles são voltados para a mineração de criptomoedas e na compra e venda de produtos.

Por exemplo, existem jogos onde o usuário compra um “lote” do metaverso, desenvolve seu espaço e depois pode vendê-lo por um preço maior do que comprou.

De forma parecida, existem games no metaverso onde o usuário pode comprar e vender acessórios do jogo para ganhar mais dinheiro. Também existem jogos onde os usuários conseguem minerar criptomoedas.

O interessante aqui é que os usuários podem ganhar dinheiro através desses jogos. É essa movimentação financeira que ajuda o desenvolvimento e crescimento do jogo e do seu metaverso.

A premissa é interessante e tentadora: ganhar dinheiro enquanto nos divertimos. Entretanto, é preciso ter cuidado. Antes de entrar em determinado mundo pesquise sobre ele e sua reputação.

É importante ficar atento para não acabar se envolvendo em um esquema de pirâmide. Também é importante ter cuidado com possíveis ataques hackers. Eles podem roubar os NFT e as criptomoedas da sua carteira.

Quer saber mais sobre o mundo da Computação Gráfica e as suas novidades? Acesse as edições anteriores da nossa revista e fique por dentro!

Seja avisado quando a nova edição for lançada

Foto Autor

Marcelo Ramos

Web Developer

É especialista em Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação pela UFRJ  e Mestre em Informática com foco em Inteligência Artificial e neurociência computacional pela UFRJ.

É o criador e idealizador da revista Brasileira de computação gráfica MaxRender e um grande entusiasta do software Blender 3d.