O Brasil ainda não possui uma indústria de games muito desenvolvida ou que receba tantos investimentos. Porém, nosso país está repleto de pessoas cheias de talento e apaixonadas pela arte de produzir games, o que gerou uma ampla gama de produções independentes.
A variedade de estilos é grande e as produções são de altíssima qualidade. Separamos aqui os 6 jogos indies nacionais que você não pode deixar de conhecer. Confira!
1. Dandara
Produzido pelo estúdio brasileiro Long Hat House, a obra mineira tem sua personagem principal inspirada em Dandara, uma importante líder no movimento contra o regime escravocrata.
Com um incrível visual em pixel-art, o jogo no estilo metroidvania traz inúmeras referências da cultura brasileira e possui um enredo muito interessante que se passa em um mundo chamado Salt.
Disponível para PS4, Nintendo Switch, Xbox One, PC (Linux, Windows e macOS) e mobile (Android e IOS).
2. Kaze and the White Masks
Lançado em 2021, o game é inspirado em clássicos de plataforma como Donkey Kong, Sonic the Hedgehog e Super Mario Bros. Com comandos simples, o jogador controla a coelha Kaze para salvar seu amigo Hogo e as Crystal Islands.
Bastante desafiador, o jogo apresenta belíssimos gráficos em pixel-art e está disponível para Nintendo Switch, Xbox One, PS4 e PC (macOS, Google Stadia, Linux e Windows).
3. Dandy Ace
Desenvolvido pelo estúdio brasileiro Mad Mimics, o roguelite conta a história do Ilusionista Dandy Ace, que perde seus poderes ao ser preso em um espelho. Para recuperar os poderes é necessário coletar cartas (principais e secundárias) e juntar itens para que novas habilidades possam ser compradas. São cerca de 2500 combinações de cartas e habilidades possíveis.
Um dos pontos mais interessantes é o “Modo Twitch”, que permite que os espectadores do stream do player escolham o deck a ser utilizado.
Disponível apenas para PC (Windows e macOs).
4. Pixel Ripped 1989 e Pixel Ripped 1995
Qualquer um que tenha nascido nos anos 80 ou 90 vai se identificar com esse game de realidade virtual. Em ambas as versões o player controla David, um garotinho que precisa driblar os adultos para conseguir jogar o máximo de videogame possível (portáteis ou de mesa).
É possível jogar os videogames dentro do jogo, que são réplicas de grandes clássicos como Sonic the Hedgehog, Super Mario World, Star Fox, Castlevania, Super Metroid e muito mais.
Apesar do enredo simples, o game conquista pela história e gráficos.
Pixel Ripped 1989 está disponível para PS4 e PC (Linux, Windows e macOs) e Pixel Ripped 1995 está disponível para PS4, Oculus Quest e PC (somente Windows).
5. No heroes Here
Também desenvolvido pelo estúdio paulista Mad Mimics, No Hero Here é um multiplayer co-up no estilo tower defense.
Com visual agradável em pixel-art, o jogo comporta até 4 players e pode ser jogado localmente ou online. A temática medieval, variedade de fases e trilha sonora renderam alguns prêmios para a produção. Disponível para PC (Windows e macOS) e PS4.
6. Celeste
Apesar de ter sido produzido por canadenses, toda a arte de Celeste foi desenvolvida pelo estúdio brasileiro MiniBoss.
No estilo plataforma, o elemento mais importante da produção é a história que traz, por meio de inúmeras metáforas, discussões sobre saúde mental. O player controla uma garotinha chamada Madeline, que decide subir uma montanha chamada Celeste.
O título que já recebeu alguns prêmios está disponível para PC (Linux, Windows e macOs), Xbox One, Nintendo Switch e PS4.
Gostou da nossa seleção? Então não deixe de acessar nossas revistas e fique por dentro das últimas novidades - Baixar agora.