Não é fácil introduzir elementos inovadores em um game, especialmente quando se trata de uma obra em estilo retrô com pixel art, música 8bit e tudo que tem direito. O estúdio brasileiro Overdrive conseguiu conciliar os dois em Shake Ninja, um platformer casual para gamers não tão casuais.
A maioria das mecânicas de Shake Ninja seguem o padrão point and click, modelo típico para jogos de celular. O diferencial está no uso da percepção de movimento do celular. Em outras palavras, você deve chacoalhar seu telefone para realizar determinadas ações em Shake Ninja.
O game Shake Ninja é um endless runner com características típicas de plataforma, como moedinhas para coletar e inimigos para derrotar. Os controles são simples: clique para pular, arraste para cima para dar um mortal, arraste para frente ou para baixo para atacar.
As chacoalhadas servem para mudar o “modo” do jogo, por assim dizer, entre azul e vermelho, que representam gelo e fogo. Quando você está no modo azul, as plataformas azuis são solidificadas e você pode atacar inimigos de armadura azul. Quando o modo vermelho está ativado, o contrário acontece. Dá para captar a ideia.
A simples adição desse controle leva a jogabilidade de Shake Ninja a um nível totalmente diferente, em que a precisão e timing das ações se torna muito mais importante. Como se trata de um endless runner, se você está no modo azul e vê um inimigo vermelho chegando, é necessário trocar de modo e atacar rapidamente se não quiser perder vidas. Tem que pensar e agir rápido.
Para os jogadores mais inexperientes ou que não se dão bem com a percepção de movimento do celular, Shake Ninja pode ser desafiador até demais. Se feito da maneira errada, o jogador pode perder a visão da tela por tempo considerável enquanto cachoalha o celular tentando mudar o modo. Não é uma visão muito simpática.
No começo do jogo, somos apresentados à história do game, que é narrada totalmente em português. O jogador controla Senshu, mais conhecido como “Espada Trêmula”, um ninja do clã Hi to Kori, responsável por proteger a lendária espada Kusanagi, que guarda os segredos do controle dos elementos gelo e fogo. Um dia, Kusanagi é roubada por um poderoso Daimyo e seus samurais. Agora, Senshu deve partir em uma jornada em busca da espada de vingança pelo seu clã.
As primeiras fases do game são todas no modo tutorial, que ensina de maneira intuitiva os comandos essenciais, como salto simples, salto duplo e “shake”, as chacoalhadas que tanto diferenciam Shake Ninja dos demais platformers retrô. Mesmo no modo tutorial, você ainda pode morrer se não dominar os controles, então é melhor ficar esperto.
Shake Ninja foi um dos finalistas do Google Play Indie Game Festival Latam. O game está disponível para download na Google Play, mas infelizmente não conta com versão para iOS.