O ano de 2020 foi um período complicado para muitas indústrias, mas no mundo dos games as coisas estão a todo vapor, com muitos jogos surgindo e criando novas tendências.
Para te ajudar a entender para que lado estamos indo e o que podemos esperar, listamos seis possíveis caminhos que serão traçados a partir de agora. Confira!
1. A nova geração de consoles
Com o lançamento dos novos consoles da Microsoft (Xbox One Series X e Series S) e da Sony (Playstation 5, com e sem o leitor Blu-Ray), temos uma grande onda de novos jogos que serão criados para eles.
Isso vai acabar impulsionando a indústria, que vai crescer ainda mais nos mercados emergentes, como o Oriente Médio, norte da África e sudeste asiático.
2. Mercado cada vez mais digital
Tradicionalmente, as publishers de jogos tinham como sua principal tarefa a distribuição das mídias físicas de seus produtos.
Entretanto, esse mercado está cada vez mais escasso, ainda mais com a PlayStatio Store e a Micrososft Store, que vendem os games digitalmente, facilitando a vida dos jogadores na hora de procurar e adquirir novos produtos.
Essa nova realidade, aliada aos serviços de jogos por assinatura, vão dar aos produtores um “problema” para resolver, principalmente quando estamos falando de monetizar o seu trabalho.
Essa democratização na distribuição de novos títulos vai ajudar no surgimento de publishers independentes, podendo criar cada vez mais nichos no mundo dos jogos.
3. Mercado Mobile
Nos dias de hoje, o mercado dos jogos para smartphones e tablets representa 59% do faturamento mundial no setor dos games, tornando esse setor uma tendência cada vez maior de crescimento.
Com muitos jogos gratuitos para baixar, mas com anúncios após as jogatinas, teremos ainda mais opções interessantes para o próximo ano.
4. Efeitos da pandemia
Com a maioria das pessoas tendo que ficar em casa, a audiência registrada pelo YouTube e outras plataformas de streaming aumentou significativamente – tanto o tempo de exibição, quanto o tempo que as pessoas estão efetivamente jogando em seus consoles, celulares e/ou computadores.
Esses dados se refletem no dinheiro que as pessoas estão gastando com os seus joguinhos prediletos, seja em busca de novas aventuras, ou de aprimorar as habilidades que já tinham.
5. Jogos em nuvem
Apesar de ainda ser um mundo que tem muito a ser explorado, é uma tendência que agrada a muito jogadores. Afinal, nessa modalidade de games, não é necessário ter um console, mas sim uma boa conexão de internet, com uma velocidade alta.
Esse “novo mundo” vai mudar a perspectiva de qual a plataforma tem mais possibilidades de bons gráficos, assim como qual terá o melhor serviço prestado ao consumidor.
6. Os remasters e remakes continuam em alta
E para os jogadores mais nostálgicos, a tendência de termos mais jogos relançados, mas com gráficos e jogabilidade melhorados, é bem real. Em 2020, tivemos o lançamento de clássicos, como Final Fantasy VII, Shadow of the Colossus e Resident Evil 2. Já em 2021, podemos ter ainda mais games como esses na mira das publishers.
Curtiu o conteúdo? leia nossos últimos artigos e fique por dentro de tudo do mundo dos games! Aproveite e baixe gratuitamente nossas edições da revista.