Artigo

Artigos

Artigos

Brazilian Computer Graphics Magazine 2017

O primeiro jogo criado no mundo

16-01-2021

Já faz algumas décadas que os games se tornaram parte do nosso cotidiano. É por isso que temos gerações que cresceram junto com os diferentes consoles de uma época. Você mesmo deve conhecer o pessoal do Atari, do Nes, da dupla Snes/Mega Drive, de N64/Playstation e assim por diante. Mas aí vai uma curiosidade: você sabe qual foi o primeiro jogo criado no mundo?

É difícil imaginar um tempo em que os videogames ainda eram algo impensável ou distante? Pois temos certeza que você vai se surpreender com a resposta para a questão. A verdade é que culturalmente os jogos fazem parte da civilização desde muito tempo. Os primeiros exemplares de que temos notícia remontam ao Egito antigo!

Qual foi o primeiro jogo criado no mundo: conheça os bisavós dos jogos modernos

Jogos podem ser definidos como uma atividade com início e fim que envolve um ou mais jogadores em ambientes comandados por regras. Ao final de uma rodada haverá vencedores e perdedores. Se partirmos desta visão mais abrangente, podemos considerar que os primeiros jogos nasceram nas regiões do Egito e da Mesopotâmia.

Curiosamente, esta é a região aproximada onde surgiu também a escrita. Por volta de 5.000 a.C a 4.000 a.C foram criados o Senet e o Jogo Real de Ur. Ambos eram jogos de tabuleiro. O primeiro se tratava de um jogo estratégico envolvendo uma série de linhas e casas marcadas por hieróglifos.


o-primeiro-jogo-criado-no-mundo

Jogo Senet

o-primeiro-jogo-criado-no-mundo

Jogo Real de Ur


Ele é considerado como um possível antepassado do gamão. Já o Jogo Real de Ur envolve 14 peças colocadas em lados opostos. Elas se movimentam pelo tabuleiro conforme são jogados dados em forma de pirâmide. A ideia é que as 7 peças de um jogador atravessem todas as casas do tabuleiro antes que as do adversário.


1950: Uma odisseia nos games

Para muitas pessoas, naturalmente, a ideia de jogos é indissociável do meio eletrônico. Neste caso, os exemplos de tabuleiro constituem apenas a arqueologia dos games. A pergunta, então, deve ser: qual foi o primeiro jogo criado no mundo moderno? No meio digital a história começa em 1951, com o lançamento do Univac I. Este foi o primeiro computador comercial da história.

O equipamento foi adotado por escolas, instituições acadêmicas e órgãos de pesquisa. Por conta disto, os primeiros jogos foram pensados como ferramentas para desenvolver o raciocínio dos estudantes. Acontece que o resultado ainda era bastante limitado. Ele envolvia mais testes de interação humano-computador e aprendizagem adaptativa do que qualquer outra coisa.

Em resumo, não se pareciam com os jogos como os conhecemos, tampouco com o que já era comum nos tabuleiros. A documentação sobre o que surge depois deste período é escassa, mas estima-se que o Nimrod seja o precursor dos jogos digitais.

Uma curiosidade é que o computador media 12 metros de largura por 5 de altura e foi construído especialmente para um evento. Através dele, o jogador podia ter uma partida do jogo matemático de Nim contra uma Inteligência Artificial. Historicamente ele pode ser considerado como o primeiro jogo, apesar de seu conceito simplista.

Acontece que ele não é uma unanimidade. Aquele que para muitos é o primeiro jogo eletrônico, o OXO, surgiria apenas um ano depois, em 1952. O game criado por Alexander S. Douglas para o computador EDSAC simulava o famoso jogo da velha. E aqui vai outra curiosidade: a versão de tabuleiro foi criada originalmente pelo exército dos Estados Unidos!

Curiosidade – Tênis para dois, o primeiro console da história

o-primeiro-jogo-criado-no-mundo      o-primeiro-jogo-criado-no-mundo

Antes de encerrar vale uma menção honrosa ao Tenis for Two. O simulador de tênis usava um monitor de 15 polegadas e um osciloscópio para representar a bola. Este conjunto é considerado um precursor dos consoles, ou seja, um dos primeiros videogames da história!

Gostou de conhecer mais sobre qual foi o primeiro jogo criado no mundo? É ou não uma curiosidade e tanto? Quer conferir mais detalhes interessantes sobre o mundo dos games e da computação gráfica? Então baixe gratuitamente um dos números anteriores da Max Renderer!

Seja avisado quando a nova edição for lançada