Artigo
Brazilian Computer Graphics Magazine 2017
Já faz algumas décadas que os games se tornaram parte do nosso cotidiano. É por isso que temos gerações que cresceram junto com os diferentes consoles de uma época. Você mesmo deve conhecer o pessoal do Atari, do Nes, da dupla Snes/Mega Drive, de N64/Playstation e assim por diante. Mas aí vai uma curiosidade: você sabe qual foi o primeiro jogo criado no mundo?
É difícil imaginar um tempo em que os videogames ainda eram algo impensável ou distante? Pois temos certeza que você vai se surpreender com a resposta para a questão. A verdade é que culturalmente os jogos fazem parte da civilização desde muito tempo. Os primeiros exemplares de que temos notícia remontam ao Egito antigo!
Jogos podem ser definidos como uma atividade com início e fim que envolve um ou mais jogadores em ambientes comandados por regras. Ao final de uma rodada haverá vencedores e perdedores. Se partirmos desta visão mais abrangente, podemos considerar que os primeiros jogos nasceram nas regiões do Egito e da Mesopotâmia.
Curiosamente, esta é a região aproximada onde surgiu também a escrita. Por volta de 5.000 a.C a 4.000 a.C foram criados o Senet e o Jogo Real de Ur. Ambos eram jogos de tabuleiro. O primeiro se tratava de um jogo estratégico envolvendo uma série de linhas e casas marcadas por hieróglifos.
Jogo Senet |
Jogo Real de Ur |
Ele é considerado como um possível antepassado do gamão. Já o Jogo Real de Ur envolve 14 peças colocadas em lados opostos. Elas se movimentam pelo tabuleiro conforme são jogados dados em forma de pirâmide. A ideia é que as 7 peças de um jogador atravessem todas as casas do tabuleiro antes que as do adversário.
Para muitas pessoas, naturalmente, a ideia de jogos é indissociável do meio eletrônico. Neste caso, os exemplos de tabuleiro constituem apenas a arqueologia dos games. A pergunta, então, deve ser: qual foi o primeiro jogo criado no mundo moderno? No meio digital a história começa em 1951, com o lançamento do Univac I. Este foi o primeiro computador comercial da história.
O equipamento foi adotado por escolas, instituições acadêmicas e órgãos de pesquisa. Por conta disto, os primeiros jogos foram pensados como ferramentas para desenvolver o raciocínio dos estudantes. Acontece que o resultado ainda era bastante limitado. Ele envolvia mais testes de interação humano-computador e aprendizagem adaptativa do que qualquer outra coisa.
Em resumo, não se pareciam com os jogos como os conhecemos, tampouco com o que já era comum nos tabuleiros. A documentação sobre o que surge depois deste período é escassa, mas estima-se que o Nimrod seja o precursor dos jogos digitais.
Uma curiosidade é que o computador media 12 metros de largura por 5 de altura e foi construído especialmente para um evento. Através dele, o jogador podia ter uma partida do jogo matemático de Nim contra uma Inteligência Artificial. Historicamente ele pode ser considerado como o primeiro jogo, apesar de seu conceito simplista.
Acontece que ele não é uma unanimidade. Aquele que para muitos é o primeiro jogo eletrônico, o OXO, surgiria apenas um ano depois, em 1952. O game criado por Alexander S. Douglas para o computador EDSAC simulava o famoso jogo da velha. E aqui vai outra curiosidade: a versão de tabuleiro foi criada originalmente pelo exército dos Estados Unidos!
Antes de encerrar vale uma menção honrosa ao Tenis for Two. O simulador de tênis usava um monitor de 15 polegadas e um osciloscópio para representar a bola. Este conjunto é considerado um precursor dos consoles, ou seja, um dos primeiros videogames da história!
Gostou de conhecer mais sobre qual foi o primeiro jogo criado no mundo? É ou não uma curiosidade e tanto? Quer conferir mais detalhes interessantes sobre o mundo dos games e da computação gráfica? Então baixe gratuitamente um dos números anteriores da Max Renderer!