O que faz um Game Designer? Artigo

O que faz um Game Designer?

O que faz um Game Designer?

Foto Autor por  Marcelo Ramos

Foto Autor por  Marcelo Ramos

Arte Marvin Meyer

o-que-faz-um-game-designer

O mundo dos games tem diversas oportunidades de trabalho e está cada vez mais em busca de talentos. O mercado está em expansão no mundo inteiro, e particularmente aquecido no Brasil, onde dobrou de tamanho na última década e já movimenta cerca de 1,5 bilhão de dólares ao ano, de acordo com dados da Newzoo, consultoria especializada neste segmento.


Por isso, quem sonha com uma carreira dentro do universo dos games já pode começar a descobrir como funcionam as diferentes funções neste campo profissional. E para te ajudar a escolher seu emprego neste mercado, preparamos este artigo dedicado ao tema.


Hoje, vamos apresentar um dos cargos mais promissores. Continue com a gente descubra o que faz um Game Designer!


Primeiro entenda: por que designer?

Se você não é muito ligado ao mundo das artes e o termo designer te assustou, não se preocupe. Designer aqui não está ligado diretamente ao aspecto gráfico dos jogos.


Neste contexto, a palavra preserva seu sentido original do inglês, que tem mais a ver com concepção, projeto. Ou seja, o Game Designer é o profissional responsável por estruturar todo o conceito de um jogo. A seguir você vai entender mais sobre as atribuições deste cargo.


Então, o que faz o Game Designer?

Já dissemos que ele é responsável por toda a concepção do jogo. Mas o que significa isso?


De forma geral, o Game Designer projeta o conceito do jogo, sua execução e sua mecânica. Em cada estúdio esta função pode envolver diferentes responsabilidades e ser apoiada por profissionais de outras especializações, mas algumas das possíveis tarefas realizadas pelo Game Designer são:


Desenvolvimento da Storyline do jogo

A Storyline é a narrativa que envolve o jogador na experiência do jogo. É ela que apresenta os elementos de jogo, como quem são os heróis e adversários, qual o objetivo, quais as regras, etc. Tudo isso em um contexto que faça sentido e desperte o desejo de continuar jogando.


Este trabalho pode ser apoiado por profissionais com especialização em storytelling, ou seja, na criação de enredos envolventes. E dentro desta tarefa, o Game Designer se envolve em alguma medida com a criação dos personagens, dos ambientes e outros elementos da história. Mais adiante, os profissionais de design gráfico entram em cena para projetar o visual do jogo.


Criação das mecânicas de jogo

As mecânicas de jogo são os elementos que movem o funcionamento do game. A forma como você pontua, as regras, o nível de dificuldade, os desafios e as respostas do enredo às suas ações dentro do universo do game são elaboradas a partir do desenvolvimento da mecânica de jogo.


Desenvolvimento da experiência do usuário

Por fim, todas as funções de um Game Designer têm como fim gerar uma determinada experiência para o usuário. Por isso, seu papel na concepção geral do jogo também envolve o direcionamento desta experiência e a escolha ou criação de elementos que sejam responsáveis por gerar as sensações desejadas.


Criação e supervisão do desenvolvimento do jogo

Como você viu, ainda que o desenvolvimento de um jogo seja um trabalho em equipe, o Game Designer é o profissional responsável por unir os membros deste time e direcionar todo o trabalho. Ele elabora gráficos de fluxo, mapas e layouts que apresentam a forma como todas as peças do jogo interagem entre si e com o jogador.


Gostou deste artigo e quer saber mais sobre o universo dos Games? Baixe outras edições da nossa revista! Baixar Agora.