Artigo

Artigos

Artigos

Brazilian Computer Graphics Magazine 2017

Profissão Designer Gráfico e suas áreas de atuação

16-06-2021

profissão-designer-gráfico-e-suas-áreas-de-atuação

fonte - photo by fakurian



A carreira na área de Design Gráfico está se tornando cada vez mais valiosa no mercado de trabalho. Isso se deve ao avanço da tecnologia e a crescente utilização das mídias sociais por consumidores e empresas.

Para quem ainda tem dúvida, o profissional formado nessa área é responsável por desenvolver projetos de comunicação visual e novos produtos, assim como embalagens. Além disso, pode criar material visual como outdoors, logotipo e até mesmo páginas de internet.

Você gostaria de conhecer melhor a profissão Designer Gráfico e suas áreas de atuação? Então, vem com a gente!

O que faz um designer gráfico?

Como já foi destacado, o trabalho de uma pessoa que se forma em um curso de Design Gráfico dependerá em grande parte de seu campo de atuação.

Porém, cabe dizer que os designers são responsáveis, normalmente, ​​pela criação de materiais institucionais, independentemente do setor da economia (primeiro, segundo ou terceiro), como, por exemplo, newsletters, sites, aplicativos, vídeos, embalagens etc.

Não pense, no entanto, que o designer gráfico é o profissional que trabalha apenas no mundo das ideias. Além de ter que colocar a mão na massa, manejando programas de edição complexos, é seu dever escutar bem o cliente ou os gestores da empresa para a qual trabalha e transformar as informações em um produto visual.

Geralmente, o designer gráfico precisa trabalhar com programas de edição como Illustrator e Photoshop para desenvolver com eficiência suas atribuições.

Quais são as principais áreas de atuação de um designer gráfico?

O mercado de trabalho oferece muitas opções para pessoas formadas em Design Gráfico. Com razão, afinal, a maioria das empresas precisa desse profissional para fortalecer sua identidade visual no mercado, bem como para desenvolver ações de marketing eficazes. A seguir, confira algumas:

Identidade visual de empresa ou órgão público

Quem é formado em Design Gráfico pode trabalhar na área de identidade visual de uma empresa ou órgão público. O trabalho vai da idealização aos detalhes visuais de cada peça. É o designer que cria o logotipo da marca, assim como é ele que também define o estilo, a cor e a fonte a ser usada.

Direção de arte

Outro campo em que o designer pode atuar é na direção de arte. Trata-se de uma área que se dedica a produzir materiais de todos os tipos para campanhas ou ações de marketing digital.

Animação

Outra boa opção de mercado para designers gráficos é a área de animação. No entanto, para trabalhar nesse campo, é importante que os profissionais sejam craques em ilustração. É uma área que exige o conhecimento de técnicas importantes deste campo.

Como se pode visualizar, uma pessoa formada em Design Gráfico pode trabalhar em diversas áreas -e nem listamos todas! O profissional pode trabalhar ainda com design editorial, web design e com produção de material impresso.

O que achou deste conteúdo? Esperamos que você tenha gostado! Que tal aproveitar o momento para acessar as edições anteriores da nossa revista? É um caminho que pode te fazer obter mais conhecimento sobre o universo da computação gráfica. Aproveite!

Seja avisado quando a nova edição for lançada