Ter horários flexíveis, ter os próprios clientes e trabalhar com o que a gente ama, não há nada melhor que isso, não é mesmo? Ser freelancer, entretanto, exige alguns cuidados, a fim de prezar a sua marca e cuidar da sua empresa como um todo. É preciso saber um pouco sobre administração, empreendedorismo, marketing, atendimento ao cliente, além de é claro, realizar uma entrega de qualidade naquilo que você se propôs a fazer.
O atendimento ao cliente nunca teve um papel tão importante como o de agora. Estamos na era da personalização, da experiência e os freelancers devem estar atentos a essas mudanças. Conheça quais são os problemas que os clientes não toleram e preste atenção para que você não venha a cometê-los.
Demora nas respostas
Ganha quem oferece agilidade no atendimento e respostas rápidas. O cliente tem pressa na maioria das vezes. Por isso, se você conseguir se planejar para responder e-mails, mensagens de WhatsApp e fazer entregas de forma rápida, melhor para o seu negócio.
Deixe claro ao cliente a forma como você trabalha com respostas aos e-mails, mensagens e converse de forma transparente sobre seus prazos de entrega.
Trabalho de má qualidade
Sabemos que rapidez e qualidade dificilmente andam juntas. Contudo, o desafio está sempre nas mãos dos freelancers. Faça sempre o seu melhor e ainda encontre formas de entregar aquele ponto adicional para o cliente. Faça-o sentir que você entregou algo a mais e ele lembrará disso na hora de lhe contratar novamente.
Atraso nas entregas
Atrasos acontecem sim. Entretanto, é de extrema importância você ter uma conversa aberta com o cliente e o informar que você vai atrasar a entrega antes da data estipulada. Explique os motivos do atraso, peça desculpas e tente encontrar uma nova data que se encaixe no planejamento do cliente.
O mais importante aqui é deixar o cliente sempre informado. Dessa forma, ele se sentirá mais seguro em trabalhar com você!
Mentiras
Em hipótese alguma, use a mentira para tentar consertar algum problema. Mentir é simplesmente quebrar toda a confiança adquirida no relacionamento freelancer e cliente. Quando o cliente perceber que você mentiu, ele se sentirá enganado e dificilmente conseguirá acreditar em você novamente. Seja honesto, não importa qual seja a situação.
Não dar retorno
Sabe quando o cliente liga, você não atende e também você não liga de volta, o cliente sente que ele não é importante para você e acaba criando um sentimento negativo causado pela sua falta de retorno.
Dar retorno é sinal de organização, de importância, de profissionalismo. Não fuja das ligações ou contato dos seus clientes. Atenda-os de forma personalizada e encontre pontos de contato onde você possa oferecer uma experiência positiva para seus clientes.
Falta de foco na solução
Não importa qual é o tipo de serviço que você oferece, no final das contas, o que você realmente faz é resolver um problema ou uma dor do seu cliente. Quando não oferecemos um atendimento com foco em soluções, o cliente sente que você pode não ser uma boa parceria de trabalho.
Faça o cliente confiar em você a ponto de saber que você irá ajudá-lo com o que tiver ao seu alcance, é claro, sempre dentro do escopo de trabalho que você realiza.
Quer ter mais conteúdos como este? Acesse outras edições da nossa revista e tenha acesso a assuntos relacionado a games e ao mundo de freelancers. Nós fazemos esse conteúdo especialmente para você! Boa leitura!